sexta-feira, 2 de abril de 2010

Oficina Vinária - Museu do Vinho de Torre de Moncorvo

A minha visita de hoje foi à Oficina Vinária ou Museu do Vinho de Torre de Moncorvo como também é conhecido. O nome "Oficina Vinária" decorre de ter sido esse o nome que se dava aos locais onde, no século XIX, se produzia vinho em maior escala tirando partido do declive do terreno. Neste espaço, situado nos antigos lagares da Quinta das Aveleiras no centro histórico da Vila de Torre de Moncorvo, somos conduzidos pelo caminho que o vinho da região do Douro percorria ou percorre até nos chegar ao copo pela mão de uma guia entusiasmante, simpática e muito acolhedora que faz com que sigamos cada palavra com atenção singular. A história do vinho da região tem aqui o papel principal e podemos também ver os lagares onde se pisavam as uvas, as prensas, os alambiques e toda uma série de utensilios que se usavam no passado e que pertencem em grande parte ao espólio da Quintas das Aveleiras. Para mim foi engraçado ouvir uma história da qual recordo ter participado em alguns episódios, talvez os mais recentes, e ver instrumentos relacionados com o vinho em que mexi ou que ainda tenho em casa de meus pais.
Fiquei com alguma curiosidade em conhecer o Restaurante "O Lagar" que ocupa o espaço correspondente à Adega do mesmo complexo pelo que, conhecendo-me como conheço, não deverá faltar muito até lá dar uma saltada.
Por último, e como não podia deixar de ser, também um breve aproximar ao vinho produzido na Quinta da Aveleiras e que apenas é vendido neste local ou em lojas Gourmet. Não fiz a prova no local, mas foi-me oferecida uma garrafinha deste néctar, que agradeço desde já, e que após prova cá colocarei no blog a devida nota.
Aconselho a todos uma passagem por este espaço museológico que, em vez dos normais 15 minutos de visita se extendeu por cerca de hora e meia.

2 comentários: