segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Encontro Encontro com o Vinho / Encontro com os Sabores 2010

Foi hoje o último dia do Encontro Encontro com o Vinho / Encontro com os Sabores 2010. Ao longo de quatro dias, este último apenas para profissionais, a Revista de Vinhos organizou a 11ª Edição daquela que, sem dúvida, representa a maior prova de vinhos dirigida ao público em geral em território nacional.
Com o Vinho no lugar Régio, foi possível também provar o nosso Azeite, os Enchidos Regionais, o bom Presunto, Chocolate gourmet, Leitão da Bairrada (faltou o de Negrais), Pão Regional e com Sabores, Queijos, Doces tradicionais, etc. Por outro lado, estiveram também presentes representantes de empresas dos acessórios que compõem o nosso quadro. Copos, Climatizadores de Vinhos e Charutos, Livros, Revistas, Material de adega e muitos outros.
O espaço não estava mal organizado, mas notava-se algum aperto nos stands que eram divididos por vários produtores. Todavia, bem melhor que na Vinipax 2010, onde, em alguns casos, quase nem sequer havia espaço para colocar as garrafas em prova ou, no caso dos Vinhos do Alentejo em Lisboa, em que o espaço era maior, mas as condições de arrumo, disposição e mesmo estéticas deixavam um pouco a desejar. Inovador nas cuspideiras, nos cartazes a eles alusivos e no soprar do balão no final de cada dia, para mim o ponto mais baixo doa organização do evento terá sido mesmo a escolha do copo. Não ponho em causa que o Schott Zwiesel Din Sensus seja um bom copo, todavia não o vejo como a escolha mais acertada para algo desta enormidade. Poder-se-á dizer que eram apenas 2,5€, mas....
A Loja de Vinhos, embora não contasse com todos os vinhos a prova, estava bem recheada e com preço bem convidativos. Trouxe algumas coisinhas com valores 5, 6 e 10 € abaixo do que costumo encontrar fora de feira.
Quanto ao Encontro em si, este foi para mim não só uma oportunidade de provas algumas novidades, recordar alguns bons vinhos, encontrar bons amigos, conversar com gente de experiência e sabedoria, partilhar conhecimento e conviver. O Vinho é tudo isto também. Um agradecimento a todos pela disponibilidade demonstrada comigo, muita paciência e pelo sorriso que também conta.
O Encontro Encontro com o Vinho / Encontro com os Sabores 2010 é tido como o evento mais caro em Portugal, mas a promoção e visibilidade é notória. Deve ser gratificante ter o Centro de Congressos de Lisboa cheio à pinha , a abarrotar de visitantes interessados ao contrário de eventos vazios. Os visitantes são a Alma destes eventos e este correspondeu.

2 comentários:

  1. Excelente resumo. Objectivo e bem escrito. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Parabens pelo vosso Blog. Acho-o muito interessante.
    F.Barão da Cunha
    (Enófilo Militante)

    ResponderEliminar