terça-feira, 21 de dezembro de 2010

São Miguel Tinto Cão 2009 Tinto

São Miguel Tinto Cão 2009 Tinto

Características
Tipo:
Tinto
Castas:
Tinto Cão
Região: Alentejo
Teor Alcoolico: 14,5%
Produtor:
Herdade de São Miguel
Preço: -€ pvp

Agradecimento
Uma palavra de agradecimento ao Alexandre Relvas Jr da Herdade de São Miguel pela atenção demonstrada para com o Blog Comer, Beber e Lazer na oferta para prova desta garrafa.

Acerca do Vinho (Rótulo)
A casta Tinto Cão, que é muito qualitativa, é oriunda da região norte do país, tendo sido trazida mais tarde para a nossa região. Nunca foi uma casta muito apreciada pelos viticultores devido à sua baixa produção e fraca resistência às doenças.
No ano de 2009, em resultado das condições excepcionais de maturação que o Verão fresco e longo proporcionou, ficámos impressionados com a sua complexidade e exuberância decidindo por isso engarrafar 1900 garrafas. As uvas foram vinificadas em lagares sem qualquer tipo de extracção mecânica e o estágio foi feito durante 10 meses em barricas de carvalho francês.

Nota de Prova

Um monocasta não muito habitual de uma casta usada principalmente em blends. Interessante como esta casta tradicionalmente do Norte de Portugal teve este poderoso resultado no Alentejo. Cor negra, retinta, opaca, límpida, brilhante e fresco. Nariz intenso a notais florais e fruta vermelha e negra bem madura. Alguns rasgos de tostas e especiarias acompanham a prova. Na boca sente-se a sua força e os 14,5% não se escondem. Presença da fruta, gordo, complexo, grande equilíbrio entre taninos-acidez-açúcar e um final de boca duradouro, extenso e agradável. Uma agradável descoberta. Gostei. Pede acompanhamento gastronómico.

Classificação: 81/100

Sem comentários:

Enviar um comentário