quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prova Especial de Vinhos do Porto da Ramos Pinto na Quinta de Ervamoira

No passado dia 22/04/2011, no decurso da minha visita à Quinta e Museu de Ervamoira, efectuei a convite uma prova especial de Vinhos do Porto da Ramos Pinto. Mais uma vez, agradeço à Sónia Teixeira toda a disponibilidade e amabilidade que teve connosco durante toda a tarde.

Ramos Pinto Collector Porto Reserva - Cores de tonalidade avermelhado escuro do centro para os bordos do copo num avermelhado mais claro. Límpido e brilhante. no nariz muita fruta vermelha madura, macerada e compota. Na boca apresenta-se com uma estrutura licorosa, com presença da fruta, equilibrado e com boa acidez. Final de boca de média persistência.

Ramos Pinto Adriano Porto Reserva - Cores de tonalidade avermelhado e alaranjado, de aspecto límpido. No nariz é intenso com notas de fruta fresca predominantemente vermelha e com os aromas a frutos secos e alguns balsâmicos a aparecer com boa harmonia. Algum caramelo no final do copo vazio e notas a folha de tabaco. Na boca é profundo, licoroso, com um excelente equilíbrio de doce e álcool, muito suave, mas acima de tudo, elegante.

Ramos Pinto LVB 2001 - Cor rubi/vermelho opaco e profundo com aromas a fruta vermelha e preta madura, algum figo, casca do figo e com notas leves de madeira. Na boca é muito suave, aveludado, percebendo-se um equilibrio notável entre todas as partes. Com corpo e vivacidade para uma evolução em grande O final de boca é longo, persistente e muito suave.

Ramos Pinto Porto 10 Anos Quinta de Ervamoira - Cor tijolo, com laivos esverdeados no bordo do copo. Aromas intenso a casca de laranja, ameixa passa e algum melaço. Em fundo o bom casamento com a madeira resultando um suave baunilhado. Na boca é untuoso, gordo, muito polido e suave. Continuamos a ter a presença da fruta e da casca de laranja confeitada. Final de boca longo, persistente e frutado.

Ramos Pinto Porto 20 Anos Quinta do Bom Retiro - Cor muito bonita, um âmbar alaranjado bem definido, com rasgos de leves esverdeados e de lágrima persistente. Os aromas são intensos, vivos, com presenta de fruta passa e fruta seca em abundância, alguns tostados, caramelo da régua e mesmo grão de café. Sente-se um leve iodado também muito interessante. Na boca é excelente. Corpo, estrutura, equilíbrio, fruta seca, acidez, álcool tudo em perfeita harmonia. Um portento este 20 anos. O melhor da tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário