domingo, 19 de junho de 2011

Visita ao Casal de Sta Maria - Senhor da Adraga -

No passado dia 28/05/2011, em Sintra, estive presente na Visita ao Casal de Santa Maria e Adegas do produtor do vinho Senhor D'Adraga. Uma prova especialmente preparada para o grupo Portuguese Wine Bloggers, na qual fomos guiados e acompanhados pelo Enólogo da Adraga Explorações Vitivinícolas António Figueiredo e pelo seu Presidente o Barão Bruemmer, aos quais deixo o meu especial agradecimento pela disponibilidade, pelo entusiasmo, paixão e bela história de vida de acabou por nos contar no final desta visita. 
A visita compreendeu todo o espaço do Casal de Sta Maria. O belíssimo jardim com belos canteiros de rosas, as Vinhas que envolvem e circundam todo o espaço habitacional e as Adegas muito bem adaptadas de anteriores espaços de cavalariças. No conjunto, um espaço a visitar, numa zona de Sintra muitas vezes apenas lembrada pela sua praia e que conta aqui com um bocadinho do paraíso na Terra. 

A prova decorreu em ambiente informal e bem acompanhada por algumas delicias da região como os Travesseiros de Sintra, as Queijadas e o Melão fresco.  

Senhor D'Adraga 2009 Branco
Cor amarelo claro palha nova, com aromas intensos a fruta citrina, lima, notas florais e fruta doce. Muito fresco e elegante. Boca com entrada de veludo, cremoso,  com alguma mineralidade, acidez vivaz e continuidade de muita fruta citrina. Final de boca de média duração com continuação de sensação de frescura. 

Casal de Sta Maria 2010 Branco
Cor amarelo muito claro, com leves rasgos esverdeados. Aspecto cintilante e atractivo. Nariz com algum vegetal, complexo, com fruta tropical em bom plano, mas nunca perdendo a sensação de verde, arbóreo. Na boca suavidade, com nível de acidez muito vivo, tomate meio verde, folha de tomate. O final de boca é de média duração e muito fresco e frutado.

Senhor D'Adraga 2007 Tinto
Cor purpura, concentrado com plano aromático a fruta vermelha e preta, muito especiado, algum vegetal, tostado e balsâmico. Na boca apresenta muita suavidade, equilibrado, opulento e untuoso. Taninos suaves e nível de acidez correcto. Final de boca de média/longa duração.

Casal de Sta Maria 2009 Tinto
Cor rubi, avermelhado de média concentração, notando-se bem a casta pinot noir na cor do mesmo. Aroma muito vegetal, com muito pimento verde e folha de tomateiro, ligeiro especiado, alguma resina e sem dúvida balsâmico. Boca com taninos suaves, todavia presentes, com corpo, muito equilíbrio e madeira bem harmonizada no conjunto. Final longo e persistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário