domingo, 5 de fevereiro de 2012

Hotel Solar do Castelo - Lisboa

O Castelo de São Jorge, lá no alto, olha para Lisboa. A sua localização estratégica privilegiada fez com que pudesse ser um testemunho relevante de momentos ímpares da história de Lisboa e de Portugal. O Castelo de São Jorge continua ainda nos dias de hoje a albergar no interior das suas muralhas um pequeno núcleo de casario tipico, algum comércio local e o Solar do Castelo como único hotel no seu interior.
Num edifício do século XVIII, o palacete ergue-se no lugar das antigas cozinhas do Paço das Alcáçovas. Lugar de lendas e almas de príncipes, as portas do palacete abrem-se para o pátio nobre onde reina o azul dos pavões. Refúgio sereno debruado pela moldura lisboeta da azulejaria pombalina.
A pequena unidade composta por mansarda e dois pisos pátio nobre e jardim guarda os vestígios da memória do local. A cisterna foi preservada e o conjunto museológico de objectos encontrados durante a renovação dão conta de mais de oito séculos de História.
Tive o privilégio de à pouco tempo pernoitar no Solar do Castelo e perceber a mística do local, a serenidade com que nos acolhe, a paz que nos transmite e o descanso que é ter um hotel neste local. Para se lá chegar, numa primeira vez, pode ser um pouco complicado. Estamos a falar de um Hotel no interior de um Castelo, Património Nacional, e que por isso não está preparado da melhor forma para lá chegarmos de automóvel, mas é algo que se ultrapassa perfeitamente. Quarto confortável, espaçoso, com tecto alto e casa-de-banho alia a antiguidade do espaço à modernidade do nosso tempo em perfeita harmonia.
O pequeno almoço buffet é servido na sala “São Jorge” ou no jardim. Quando na sala "São Jorge" é possivel entre um pedaço de pão com manteiga e uma chavena de chá observar os pavões no jardim a passear e a mirarem-nos com as sua cores garridas.
Seja para descansar do buliço da semana de trabalho ou para o turista que visita Lisboa e quer perder o minimo tempo possivel em viagens para para unidades hoteleiras fora de Lisboa esta é uma escolha acertada.

1 comentário:

  1. Olá,
    Gostei bastante do seu blog! Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma páginas virtual de apresentação:
    http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    Alexandre.horta@seloreserva.com.br

    ResponderEliminar