sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Portuguese Wine Bloggers: Vertical Adega de Borba Reserva "Rótulo de Cortiça"

Depois da primeira fase da visita e da prova, seguiu-se a tão esperada Vertical Adega de Borba Reserva "Rótulo de Cortiça". Já tínhamos olhado para as garrafas, fixado os anos ( um de cada década), o brilho nos olhos de cada um dos presentes era notório. Foram abertas as garrafas umas horas antes da prova, um a um foram sendo servidos nos copos. Que aroma, que brilho!
Tudo servido. Eis que o Óscar Gato diz sabiamente - agora vamos todos provar estes vinhos, cada um para si, e eu também. A seguir já falamos um pouco. E durante 10/15 minutos foi uma espécie de prazer intimo.

- Adega de Borba Reserva 2008: Cor rubi, jovem e aspecto límpido. Aromas primordiais a fruta vermelha bem madura, ligeiro vegetal, muito especiado, pimenta branca e preta. Boca com continuidade de fruta, equilibrado e com alguma secura.Nível de acidez interessante e final de boca longo..

- Adega de Borba Reserva 1994: Cor já com nota do tempo. Já com laivos castanho-alaranjado de média concentração e de aspecto límpido. Aromas demonstram também já evolução, com presença da fruta bem madura. Boca redonda, mastigável, com presença da fruta já anteriormente presente. Final longo.

- Adega de Borba Reserva 1982: Este mostrou estar em grande plano. Soube envelhecer e manter-se em forma . Cor acastanhado, com rasgos alaranjados e ligeiros esverdeados. Média concentração, cativante ao olhar. Aromas muito parecidos com o ano anterior mas com mais vegetal, pimento verde, especiarias e algumas nozes. Palato com estrutura, enche a boca e torna-se quase como que mastigável. Complexo e com nuances de fruta seca e passa. Um final persistente. 

- Adega de Borba Reserva 1977: Cor com castanhos, alaranjados e esverdeados. Aromas frutados com particularidades vegetais, especiarias e com que fruta seca. Nariz de grande complexidade e desafiante. Boca com um perfil que se vem sentindo em todos, boca larga, untuosa, frescura. É um grande vinho.O final é excelente, longo, ainda com muita frescura e elegância.

- Adega de Borba Reserva 1964: Apresenta cor castanho caramelo, muito límpido e brilhante. no plano aromático é uma verdadeira surpresa, com uma complexidade extraordinária. A fruta seca e passa estão presentes.  Muita noz e avelã, casca de laranja cristalizada, parece um Porto Colheita. Na boca, apesar de já não ter aquela vivacidade para o segurar, revela ainda fruta seca e passa, untuosidade e pronto a beber.

- Adega de Borba Grande Reserva 2009: Por último, uma prova de amostra de barrica daquele que virá a ser o próximo Grande Reserva. E que vinho já estava ali no copo. Se é assim como amostra de barrica será um portento de vinho após descansar um pouco em garrafa.Quer aromaticamente, quer de boca já um vinho pronto a beber e de gama superior. Tenho de fazer  minha reserva. 

Aqui as notas não tiveram lugar. todos eles grandes vinhos, duas grandes surpresas nos Adega de Borba Reserva 1982 e 1977 e uma confirmação para o futuro: o Adega de Borba Grande Reserva 2009. Conclusivo ainda o perfil Adega de Borba Reserva presente em todos os vinhos. Sempre presente e sempre marcante
.

Sem comentários:

Enviar um comentário