domingo, 25 de março de 2012

18º Festival Queijo, Pão e Vinho | Palmela

Entre 30 de março e 1 de abril, o Queijo, o Pão e o Vinho convidam a visitar S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo, e a descobrir os melhores sabores da região. Produtos tradicionais de grande qualidade, workshops de degustação e programas de animação para toda a família, no cenário privilegiado da serra da Arrábida - candidata a Património Mundial - justificam uma visita ao 18º Festival Queijo, Pão e Vinho.
Mais de três dezenas de expositores de queijo, vinho, pão, doçaria, mel e fruta participam nesta edição do certame, que abre a programação oficial “Palmela Cidade Europeia do Vinho 2012”. Nesse sentido, a presença do vinho está reforçada, com a criação de um novo espaço, onde estarão as empresas que integram a Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul. 
Organizado pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida com a Câmara Municipal de Palmela, o Festival Queijo, Pão e Vinho valoriza o mundo rural e constitui uma oportunidade privilegiada para todos, miúdos e graúdos, contactarem com os animais e conhecerem os ciclos de produção do queijo. São exemplo as apresentações das escolas equestres da região, as demonstrações de tosquia ou de cão pastor, as exposições de ovinos leiteiros, as divertidas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e a possibilidade de uma visita ao “Museu do Ovelheiro”, instalado no recinto. 
Para quem deseja conhecer mais sobre as características do vinho ou do queijo e descobrir como os harmonizar entre si ou com chocolate, a proposta vai para os Laboratórios do Gosto e para as provas comentadas por enólogos convidados, numa organização da Rota de Vinhos, e para os Workshops com formadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. 
Gastronomia, animação musical e desportiva, passeios a cavalo e concursos são mais alguns dos atrativos deste Festival, que brinda à Primavera com os sabores da terra. 
A não perder, ainda, os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha, que abrem o ciclo de Fins de Semana temáticos 2012. Dezanove estabelecimentos do concelho participam na iniciativa, que decorre nos dias 30 e 31 de março e 1, 6 7 e 8 de abril, no âmbito do projeto “Palmela, Experiências com Sabor”, com a apresentação de menus criativos e requintados, onde o queijo de ovelha é ingrediente indispensável, quer na confeção dos pratos principais, quer na criação de sobremesas surpreendentes.
Ver o programa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário