terça-feira, 26 de junho de 2012

Rótulo | Castellões Vinho Velho do Porto

Como faço colecção de rótulos de vinho, de vez em quando chegam-me às mãos coisas deste género. Para lám da beleza deste exemplar, com relevos nas moedas, brasão e nome, achei muito curioso um rótulo de vinho do Porto ter na sua imagem o Palácio da Pena aqui da minha Sintra. Tentei encontrar alguma história acerca da mesma, todavia sem sucesso. Alguém conhece ou pode ajudar?

1 comentário:

  1. Quanto a este rótulo especificamente, não o conhecia. Poderá ter acontecido que uma família ou empresa produtora simultaneamente de vinhos do Porto e de Colares, tenha decidido usar a imagem do Palácio de Sintra, revelando um maior valor afectivo que rigor geográfico. Poderá também o rótulo ter sido impresso para determinado ‘evento’ que tenha ocorrido em Sintra, ou ainda uma tentativa de sedução/angariação de clientes que se revissem mais com a vila de Sintra que com a região demarcada.



    Acontecia com frequência nos rótulos antigos do vinho do Porto, a manifestação de grande ‘romantismo’ na utilização de imagens. As mesmas destinavam-se a ‘seduzir’ o cliente (caso de um rótulo ‘Iracema’, da casa Romariz para o mercado brasileiro, que apresenta uma Índia desnudada em plenos trópicos, saboreando um cálice de vinho do Porto. Ainda da mesma casa, existe um rótulo com a imagem do Santuário de Fátima que poderá ter sido impresso por encomenda, para a celebração de uma missa especial aí realizada…). Existem também rótulos de outras empresas, de vinhos 'para missa', alusivos ao Carnaval, com a figura do Don Quixote, com a representação do casino do Estoril ou ainda com figuras femininas trajando à minhota.

    Atendendo ao historial de rótulos no vinho do Porto, suponho que este exemplar, poderá ser enquadrado uma situação idêntica.

    ResponderEliminar