quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Visita à Quinta do Pôpa

No final de tarde ensolarado e quente de 18 de Julho tive o prazer de visitar um amigo. Um amigo e uma casa no Douro que se afirma cada vez mais com os seus vinhos de qualidade superior e que desta vez me fez ficar de olhar fixo e perplexo para uma das melhores paisagens sobre o Rio Douro de que me lembro. Um postal real de todo o esplendor do Rio Douro. O Stéphane deu-em a conhecer a Quinta do Pôpa e a sua história. O que está por detrás do seu logótipo. O futuro da Quinta em termos de Enoturismo. A potencialidade desta Quinta do Douro em termos de produção de vinho, azeite e enoturismo.

"(...) Todo o homem tem o seu sonho. O de Zeca do Pôpa, natural do Douro, foi o de possuir uma quinta num dos melhores locais da região vinhateira mais  antiga do mundo. Começou a juntar as pequenas parcelas , usuais na estrutura agrícola do Norte de Portugal, numa verdadeira Quinta. Em homenagem a seu pai , cuja alcunha era o "Pôpa" pela sua alegria no convívio com os seus amigos baptizou essa Quinta , construída com todo o seu esforço  económico e entusiasmo, com o nome de seu pai. Assim nasce a QUINTA do PÔPA, sita no enfiamento do rio Douro, possuindo uma localização priveligiada, contando apenas com a melhor qualificação dos vinhos da região do Douro. 
Se nessa Quinta do Pôpa, se poderia produzir dos melhores vinhos do Porto, foi opção do seu dono plantá-la com as melhores castas de Portugal, onde a Tinta Roriz é dominante, sendo esta acompanhada pela Touriga Franca, pelo Tinto Cão, pelo Sousão e certamente que não poderia deixar de ter uma grande percentagem de Touriga Nacional, a sua vocação está mais direccionada para os grandes vinhos tintos da melhor região vinhateira de Portugal. O sonho tornou-se realidade com o entusiasmo que Zeca do Pôpa colocou na sua realização.(...)"
Luis Pato, in Quinta do Pôpa Site

Nestas palavras reside a essência de um lugar que fica na memória. Certamente será no futuro um local privilegiado para em lazer, provar os seus vinhos, o seu azeite e a gastronomia de uma região de eleição. O meu conselho? Conheça os vinhos, conheça a Quinta e depois passe por aqui e conte a sua experiência. Ver mais fotografias aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário