sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quinta do Javali | Visita à Quinta e Prova de Vinho Parte I

Por entre caminhos ainda cheios de pó, estreitos e sinuosos, com fragas ao lado e com ladeiras de vertiginosa altura, fomos encontrar, com vista privilegiada para o Rio Douro, a Quinta do Javali. A Quinta do Javali situa-se na margem esquerda do Rio Douro em Nagoselo do Douro, São João da Pesqueira, com vinhedos quase a pique em direcção ao Rio e com as suas adegas incrustadas nos próprios patamares, em perfeita harmonia com a paisagem natural e a beleza do local. Por momentos temos de parar e ficar a olhar para o Rio Douro, ao fundo a linha do comboio, em fundo uma paisagem natural a ser banhada pelos primeiros raios de sol da manhã. Idílico!

O nome desta Quinta vem a propósito de sempre terem existido e ainda existirem muitos javalis neste local, mas na minha opinião, a força e distinção deste bravo animal passou também para os vinhos deste produtor, cheios de força, garra e nobreza.
A Sociedade Agrícola Quinta do Javali é uma empresa familiar fundada em 2000 com o objectivo de produzir e comercializar os seus próprios vinhos DOC Douro e Porto. Em Portugal como seria de esperar, mas também em países como a Suiça, Bélgica, Luxemburgo, Espanha ou Dinamarca, este é já um dos vinhos bem conhecidos lá fora. Tenho a sensação que até mais lá fora do que cá dentro. Nem sabem o que estão a perder.

Totalmente construída em 1985 em 10 dos 20 hectares que a compõem foi replantada uma vinha constituída pelas castas mais nobres da região. Implantada sobre patamares em solos xistosos a uma altitude entre os 150 m e os 300 m é constituída pelas castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Barroca e Touriga Nacional. 

Foi desta vinha que nasceram os vinhos que após visita terminada fomos provar e que darei conta na segunda parte deste tópico. Douros DOC e Portos.

Sem comentários:

Enviar um comentário