quinta-feira, 9 de maio de 2013

#daowinelover whiteday @restaurante Claro!

O Dão continua a aparecer, e bem, pela mão Rui Massa e Miguel Pereira ou Miguel Pereira e Rui Massa. Escolham a ordem de chamada. Desta vez, Este duo dinâmico preparou "mais" um dia diferente com os vinhos do Dão. Se outrora brilharam os rosé, desta vez encantaram os brancos. O evento tinha essa premissa. Só entravam na festa Brancos do Dão. O Sol e o calor fizeram a sua aparição e neste final de tarde de 20 de Abril de 2013 os brancos reinaram.

O evento teve duas partes totalmente distintas, mas complementares entre si. Numa primeira fase, e aproveitando o jardim do Hotel Palmeiras, um a um, os produtores e enólogos presentes apresentaram um vinho à sua escolha que trouxeram para falar sobre eles e para o dar a provar aos convivas.. Em ambiente informal e descontraído, cada um foi dando a conhecer o vinho que escolheu. Pela novidade, pela diferença, pela idade, fosse qual fosse o motivo foi sempre a melhor escolha.

A segunda fase, já no interior do Restaurante Claro, a sugestão era cada um por si provar e descobrir o Dão em branco de entre as enumeras opções que foram colocadas à disposição. Para melhorar ainda mais a experiência, os convidados foram sendo mimados com uma ementa preparado pelo Chef Vítor Claro que casavam na perfeição com o perfil de cada branco.

A minha conclusão é muito objectiva. Também com os brancos, e sem demorarmos muito tempo, foi fácil perceber que o Dão apresenta brancos que primam pela identidade e qualidade... e com preços em média bastantes acessíveis. 

Reparo também cada vez mais que os vinhos do Dão são mais procurados ou pelo menos mais falados. Com o calor que se aproxima o melhor é começar já a beber alguns brancos bem frescos e do Dão terão de fazer com certeza parte da lista. Darei conta de alguns dos vinhos provados neste evento nos próximos artigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário