quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

93 Anos de História Caves São João 2011 Tinto

Em Julho de 2010 tiveram inicio as comemorações centenárias das Caves de São João. Até ao seu ponto mais alto, em 2020, serão lançadas diversas iniciativas e actividades entre as quais o lançamento anual de um vinho considerado de qualidade excepcional reflectindo a sua imagem em cada uma das 10 décadas que compõem os 100 anos de vida das Caves de São João, ou seja, de 1920 a 2020. O resultado será uma magnifica colecção de 11 garrafas de vinho de eleição não só pela sua qualidade, mas também pelo seu valor histórico.
Este ano, no passado 13 de dezembro, foi apresentada a garrafa número 4 desta colecção retratando a década 1950 a 1960, os loucos anos 50. Esta decorreu no Solar do Dão, em Viseu, pois com o lançamento do 93 Anos de História Caves São João 2011 Tinto é homenageado o inicio da comercialização por parte das Caves de São João da marca Porta dos Cavaleiros.

CAVES DE SÃO JOÃO 93 ANOS DE HISTÓRIA 2011 TINTO
DÃO | TOURIGA NACIONAL | ENÓLOGO JOSÉ CARVALHEIRA | 14% | 25€ 
Cor rubi, concentrado e intenso,  opaco no núcleo,  com bonitas nuances violeta escuro. Aromas intensos a fruta vermelha e preta madura, amora silvestre, compota, floral bem colocado, discreto e delicado, notas gulosas de cacau, chocolate, com bom especiado e muita frescura. Na boca surge cheio de vida, pujante, acidez alta e com boa secura e frescura. O perfil da fruta é fresco, definido, com as notas especiadas e de madeira bem ligadas no conjunto. Tem um final longo.

Um tinto feito para durar, tentando reproduzir o perfil do tinto a partir da Touriga Nacional dos anos 50 e com uma imagem cativante, segura e que traduz muito bem a essência de uma década com figuras e momentos marcantes para a história mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário