segunda-feira, 14 de abril de 2014

Adega Regional de Colares | Vinho e História

A Adega Regional de Colares, fundada em 1931, é a cooperativa mais antiga de Portugal, produz vinhos da Região Demarcada de Colares e as suas vinhas têm a particularidade de estarem em solo de areia. 
Guiado por Francisco Figueiredo, Enólogo da Adega, foi possível conhecer um pouco da história grandiosa de uma região produtora de vinho e que nos fatídicos anos da filoxera, devido ao chão de areia onde os vinhedos são plantados, foi das únicas regiões a sobreviver e a continuar a produzir vinho. Vinho de qualidade e com uma longevidade espantosa.

Inicio da viagem pela Adega no edifício destinado a todo o processo de produção do vinho. Desde a entrada na adega da matéria prima, passando pelas barricas de vinificação, os lagares antigos, as cubas argelinas de madeira,-algo que apenas conhecia em Portugal construídas em cimento-, a zona de estágio em barricas, de engarrafamento, da rotulagem e até armazém. Oportunidade para provar alguns vinhos directamente da barrica, com anos diferentes e que deram uma percepção particular do momento de evolução de cada um e do que nos espera para breve.

Passamos depois para o Edifício onde as palavras são poucas para a descrever. Toda a atmosfera nos tira um pouco o fôlego. As barricas alinhadas ao longo da sala, as frases nos painéis de azulejo e a história que se respira são suficientes para que todo o português faça uma visita a esta Adega.

 Por fim, abandonamos a Adega e fomos conhecer os vinhedos de Colares. Vinha centenária, algumas com cerca de 130 anos de idade, ainda junto ao solo neste momento, com as macieiras a dividirem o espaço da vinha, ao fundo algumas fileiras de favas, com as paliçadas de cana para proteger as vinhas dos ventos salinos do mar e uma imagem de vinha que não é a habitual.

Confirmando o optimismo de Francisco Figueiredo em relação ao crescimento da produção do vinho Doc Colares foi ainda possível assistir à plantação de vinha nova à "moda" antiga. Uma experiência única e que mostrou o quão trabalhosa é ainda esta arte.

Ver mais fotografias aqui.

ADEGA REGIONAL DE COLARES, C.R.L.
Alameda Cor. Linhares de Lima, 32
2705-351 COLARES
SINTRA, PORTUGAL
Telefone: +351 219 291 210
Fax: +351 219 288 083
E-mail: geral@arcolares.com

1 comentário: