quinta-feira, 30 de junho de 2016

Restaurante Dom Carlos - Ericeira

A Vila da Ericeira, que dizem fazer descender o seu nome dos Ouriços do Mar, fica "situada no ponto mais saudável da costa portuguesa entre o Cabo da Roca e o Cabo Carvoeiro, a sete léguas da capital Lisboa"´, como muito bem somos recebidos pela inscrição no painel de azulejo no centro antigo da vila junto ao mar. 

Podemos encontrar o Restaurante Dom Carlos, na frente de mar da Reserva Mundial de Surf, a cerca de 250 metros das ondas bem conhecidas da “Pedra Branca”, “Reef” e “Ribeira d’Ilhas” e é um espaço gastronómico de qualidade e de referência na região da Ericeira.

A minha visita serviu para ir à procura dos primeiros Ouriços-do-Mar do ano, por ocasião do Festival do Ouriço-do-Mar, mas foi também oportunidade para conhecer um pouco mais da sua vasta oferta que tem por base a gastronomia portuguesa, especialmente da costa litoral da Ericeira com destaque para os peixes e mariscos grelhados no carvão, nomeadamente o afamados Robalos e Lagostas da Ericeira.

O Bacalhau à D. Amélia, o Arroz de Marisco à Dom Carlos, a Cataplana de Mariscos e o Polvo à Lagareiro fazem também parte dos pratos ícone desta casa não deixando por isso de ser também um boa opção em termos de variedade de ementa.

Inicio de refeição com os dois pratos à base de Ouriço-do-Mar. O Ouriço-do-Mar ao Natural com Vinagrette de Citrinos e o Ouriço-do-Mar na Grelha. Mostraram-se ainda magros,  com sabor a mar como tanto gosto, mas a saber a pouco. Ainda assim, continuo a preferir a opção ao natural. O Mar aparece muito mais. Marcada viagem de regresso para nova oportunidade.

A refeição continuou com o Bacalhau à Dom Carlos. Um posta bem servida de bacalhau frito, com batata a murro, cebola e broa de milho deliciosa.

O Arroz de Marisco com Lagosta entrou logo de seguida, mais uma vez bem servido, com a base do arroz bem malandrinho e com marisco fresco e bem cuidado. Tanto num caso como no outro não foi possível ir até ao fim, mas vontade nao faltou.

A sobremesa ficou por uma Tarte de Maçã feita na casa e por um doce bem regional chamado de Milréus. Um espécie de Pastel que foi a cereja em cima do bolo e que ainda acompanhou o café de despedida.

Um experiência a repetir num Restaurante com uma dinâmica muito interessante a nível de semanas temáticas que fazem com que haja sempre algo de diferente em cada visita.

_______________________________________________
RESTAURANTE MARISQUEIRA DOM CARLOS
Tipo de Cozinha: Regional / Peixe / Marisco
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil / Privado
Preço Médio p/ Refeição: 30€
Multibanco: Sim

Morada: Estrada Nacional 247, 2655-319 ERICEIRA
Telefone: +351 261 866 371
E-mail: reservas@domcarlos.com
Web: www.domcarlos.com

Sem comentários:

Enviar um comentário