quarta-feira, 17 de maio de 2017

O Douro TGV, O Vinho e O Digital

O Douro TGV fez paragem, ao terceiro dia, no Vinho. A manhã deste dia começou com duas acções distintas. O painel de jurados para o primeiro Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia Douro Park reunia e colocava à prova cega uma série de vinhos tintos e brancos para eleição dos três melhores em cada categoria. É costume ouvir que a primeira vez é sempre a mais difícil e esta foi como todas as outras. Alguns pormenores a corrigir no futuro, mas os alicerces estão bem fundeados e prontos para o próximo ano.
Ao mesmo tempo, começava ao lado uma viagem enológica por diferentes regiões vitivinícolas suportada pela presença e testemunho do espanhol Rául Perez, do português João Tavares da Silva e do luso-australiano David Baverstock. Figuras de luxo numa apresentação e diálogo moderado por Tim Hogg. Não pude assistir devido a estar a participar como júri no concurso, mas o feedback que recebi à posteriori fez-me ficar com a sensação de uma manhã rica e recompensadora para quem pôde estar presente.
A tarde foi preenchida com uma animada e participada Mostra de Vinhos e Sabores e com a apresentação dos vencedores do 1º Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia Douro Park. O desfile habitual nestes certames, onde entre os anúncios e as palmas, se vão distribuindo felicitações e abraços pelo bom trabalho desenvolvido.
Todavia, o que realmente me pareceu diferente e diferenciador, foi a aposta, num horário logo a seguir ao almoço, de um programa todo ele dedicado ao Vinho e ao Digital, no qual também tive oportunidade de apresentar o Blog Comer, Beber e Lazer. Na Escrita e Crítica Digital estiveram presentes o Comer, Beber e Lazer, o blog Flavours & Senses e a revista digital Mutante Magazine. Diferentes aproximações do tema com muito valor.
Nas Ferramentas Digitais ao Serviço do Vinho, o André Ribeirinho apresentou o seu Adegga e o João Miguel Simões o Adressbook tendo como base o Instagram como potencial de informação.
Fechou-se este ciclo, e muito bem, com a apresentação dos Vinhos - Filhos do Digital, ou seja, como o próprio nome indica, vinhos que nasceram da existência no digital de dois Blogs. O Vinho do Blog Bebes.Comes e do Blog Bons Rapazes.
Recordo-me de constatar, com satisfação, que nem o mau tempo afastou os participantes. Vinhos e sabores a conhecer com entrada gratuita. Um luxo.

Foto de Pedro Moreira. Todos os direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário