domingo, 25 de junho de 2017

Redoma Reserva 2013 Branco

REDOMA RESERVA 2013 BRANCO | DOURO | 12,5% | PVP  27€
RABIGATO, CÓDEGA DO LARINHO, DONZELINHO, ARINTO, OUTRAS (VINHA VELHA)
NIEPOORT VINHOS, SA
17,5

As vinhas velhas do Douro de altitude a mostrarem um branco que não precisa de apresentações, mas que cada vez mais confirma a minha ideia de necessitar de tempo em garrafa, mesmo sendo lançado alguns anos após a colheita. Com cerca de três anos em garrafa, mostrou muito bem o poder da vinha velha das casta brancas do douro, revelando um excelente equilíbrio, leveza e potencial de envelhecimento com qualidade enorme.
Visualmente continua a mostrar cor citrina, leves esverdeados, aspecto limpo e jovem. Intenso e complexo de nariz, fruta de polpa amarela de caroço, percepção de flores, notas de barrica a caminho da integração completa, alguma fruta seca e traço mineral vincado. Na boca mostra um branco com volume, com cremosidade ao toque, leve untuosidade, com a acidez da fruta citrina e do perfil mineral a conferirem equilíbrio, leveza e elegância. Longo de final de boca.
Um branco claramente para não ficar sozinho à mesa, a pedir comida à séria e a dizer que continuará em progressão durante mais uns anos.

1 comentário: