quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Mouchão 2012 Tinto

MOUCHÃO 2012 TINTO | ALENTEJO | 14,5% | PVP  39,90€
ALICANTE BOUSCHET, TRINCADEIRA
HERDADE DO MOUCHÃO - VINHOS DA CAVACA DOURADA, SA
18

O emblemático rótulo do Mouchão não necessita apresentações demoradas ou grandes explicações. É um garante da mais elevada qualidade na produção de vinho no Alentejo e um hino ao trabalho enológico com a casta Alicante Bouschet devido ao seu terroir de eleição.
Este representa a sua última colheita no mercado. Um verdadeiro atentado, - dirão alguns -, por abrir tão cedo. Ouço já em voz alta que está novo demais e que devia esperar mais uns anos. Tudo muito certo. Não fosse este um vinho que dá já muito prazer a beber e que nos faz fervilhar em antecipação pelo potencial que o mesmo encerra. Agora sim. Sei que posso esperar muito anos pois este 2012 é um vinhão!
Cor vermelha muito profunda e concentrada, praticamente opaco, violetas carregados e de aspecto limpo. Aromas a fruta preta e vermelha madura, com perfil fresco, respirante e um lado mais especiado, ligeiro vegetal, muito rico e complexo. Na boca mostra-se ainda um  menino (afinal são apenas 5 anos...) pleno de força e com um potencial de longevidade enorme.
Um que vai directo para a garrafeira e lá para 2020 voltarei a ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário