quinta-feira, 8 de março de 2018

Dona Maria Grande Reserva 2012 Tinto

DONA MARIA GRANDE RESERVA 2012 TINTO | ALENTEJO | 14,5% | PVP  25€
ALICANTE BOUSCHET, TOURIGA NACIONAL, PETIT VERDOT, SYRAH
JÚLIO BASTOS
18

A magia da vinha velha do alentejo num vinho que, apesar de se mostrar ainda bastante novo e a precisar da mão sabedora do tempo, mostra grande potencial de guarda, num conjunto cheio de força, frescura e expressão do terroir desta casa.
Um vinho que se quer à mesa com comida à séria, a regional alentejana, pratos onde a carne de porco tenho um papel especial e onde outras carnes vermelhas se juntem à companhia. Precisava de o rever nessas condições.
De cor vermelho retinto e opaco, lágrima nítida, aspecto límpido. No plano aromático a fruta vermelha e preta assume um primeiro comando, fruto silvestre preto, revelando depois harmonia com as notas perfumadas de violetas, especiaria fina, fresco mentolado, hortelã respirante e pronunciada frescura. Na boca, apesar do seu volume e estrutura, mostra um perfil mais elegante, direi mais internacional, colocando de lado um pouco da rusticidade que se poderia esperar e dando lugar a taninos bem presentes, mas aveludados, macios, com a fruta bem bonita, envolvente, harmonioso e de final longo.
O repouso em garrafeira vai ser como um sono de beleza. Os anos vão passar devagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário