quarta-feira, 6 de abril de 2016

Restaurante A Lareira - Mogadouro

Em Mogadouro come-se Posta à Mirandesa da boua. Passeando por terras de Trás-Os-Montes e saindo da velhinha estrada N221 seguindo em direcção a Mogadouro chegamos ao centro perto da hora de almoço pelo que era necessário encontrar o local ideal para forrar o estômago.

O restaurante A Lareira ficava a uns passos do estacionamento e resolvemos arriscar, embora a aparência no exterior não fosse a mais convidativa. 

Após passagem pela zona de café, entrámos na sala do restaurante. Espaço amplo, muitas mesas, toalhete de papel, mesa posta de forma muito simples, decoração já com uns anos e uma lareira enorme de um dos lados a dar calor à sala, conforto, aconchego, uma certa rusticidade e o nome ao restaurante.
Recebidos prontamente pelo Sr. Eliseu Amaro, de chapéu à Chef de cozinha, indicou-nos rapidamente o que se comia ali. Basicamente Carne. Posta à Mirandesa ou Costeleta de Vitela? Posta à Mirandesa pois concerteza.

Passados pouco minutos passa novamente em passo apressado pela nossa mesa com uma travessa cheia de carne em direcção à lareira e, num de repente, carne, uma areias de sal e lareira com ela. Ali à nossa frente estava a ser preparada a Posta à Mirandesa.

A acompanhar, nos primeiros meses do ano, salada de Merujas que é tempo delas pelas ribeiras não poluídas da região. Cebola cortada grosseiramente e temperada a com o dom da experiência. 
Pouco tempo depois, a Posta à Mirandesa estava no prato e na nossa mesa. Carne no ponto. Aquele rosa avermelhado no centro colocaram-me de sorriso em riste e aquele molho especial da casa complementava a iguaria.

Repito o que afirmei no inicio, Em Mogadouro come-se Posta à Mirandesa da boua. O vinho da casa, de BIB (Bag-In-Box) é o Montes Ermos da Cooperativa Agrícola de Freixo-de-Espada-à-Cinta, praticamente terra vizinha. Mas reparando numa garrafinha de 2005, do mesmo produtor, decidi-me então por esta e perceber que o mesmo continua fresco, vivo e cheio de fruta e que à carne lhe aprazia a companhia. 

Já em esforço passei à sobremesa. As Pêras "Borratchas" cativaram-me o olhar e foram a escolha perfeita para final de refeição. 

Fica o conselho para que se faça reserva. A sala, embora grande, enche rapidamente, e apesar do serviço ser rápido, apetece ficar à mesa por mais tempo para além da refeição.
____________________________
RESTAURANTE A LAREIRA
Tipo de Cozinha: Regional / Carne
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil
Preço Médio p/ Refeição: 20€
Multibanco: Não

Morada: Avenida Nossa Senhora do Caminho, Nº 58  5200-207 Mogadouro
Telefone: +351 279 342 363
E-mail: alareirarest@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário