quinta-feira, 26 de abril de 2018

Restaurante da Loja das Conservas - Lisboa

A Loja das Conservas abriu recentemente dois restaurantes em pleno coração lisboeta. O objectivo é claro. Aproveitar a experiência adquirida nas Lojas das Conservas e partir para um conceito inovador com uma ementa toda ela desenhada tendo como base a conserva de peixe portuguesa.
Um verdadeiro dois em um. Uma loja e um restaurante lado a lado, funcionando como plataforma de promoção e divulgação das conservas de peixe enquanto produto acessível, saudável, versátil e, até, gourmet, podendo ser um ingrediente único na confecção de um prato à mesa dos portugueses.

Os Chefs André Palma e Tiago Neves, tendo em conta as características dos pratos propostos, bem como o conceito do espaço, definem claramente o consumidor português como o grande visado deste restaurante, não fugindo, como é evidente, também ao lado turístico e tentar também surpreender os visitantes estrangeiros que rumarem à baixa lisboeta.

Como grande apaixonado deste produto só poderia considerar este como sendo uma grande aposta e um projecto para seguir de muito perto. Assim, fui visitar o Restaurante da Loja das Conservas da Rua da Assunção, na Baixa de Lisboa, e conhecer de perto algumas da opções que estão disponíveis.
Entrando pela Loja somos de imediato arrebatados pela diversidade de cores das imensas caixinhas e latas de conservas alinhadas nas paredes, com quadro explicativos relativos a cada marca. Apetece começar logo ali a fazer compras. Variedade de marcas e de tipo de conservas. Tudo indústria conserveira portuguesa.

O espaço do restaurante é logo ao lado e não precisamos sair da loja para entrar. Espaço cheio de luz, decoração a fazer lembrar o passado, muito clean e cheia de pequenos apontamentos que nos entretêm a vista até nos sentarmos.

Na mesa o cesto de pão de vários tipos e um Azeite Aromatizado para ir molhando o pão que é viciante. Apenas azeite das conservas, com ligeiro travo picante e a mostrar que na conserva de qualidade tudo se aproveita.

As Chamuças de Atum com Caril seguiram-se como entrada. Não sei como dizer isto, mas não fosse querer provar outros pratos e ficaria logo por aqui. Simplesmente divinais. Obrigatório. Sirva-se na esplanada com uma imperial ou um copo de branco e temos um daqueles momentos zen.

De seguida, e para não perder o ritmo, Sardinhas em Tempura de Limão, Picante e Fumada, com Molho de Iogurte. Tempura bem conseguida, crocante e leve, a comer quente e com generosos mergulhos no molho.

Antes de passar a mais um prato, momento para conhecer uma criação dos chefes que surpreende. Uma Morcela de Sangacho levemente braseada que se a tivessem servido às cegas dúvido que não dissesse que se tratava de uma morcela original.

A seguir fomos para as Picas à Bulhão Pato e mais uma vez o prato brilhou. As picas ou peixe agulha, um tipo de peixe que antigamente era um pouco desprezado pois não tinha grande saída comercial, faz aqui um prato delicioso.

O bacalhau fez depois a sua aparição com o Bacalhau à Bráz. Molhadinho, com a batata palha e o sabor do bacalhau em conserva. Aqui as diferenças que encontrei foram mínimas a mostrar a versatilidade da conserva.
Gostaria ainda de ter provado outros pratos como as Sardinhas Picantes com Migas Alentejanas ou o Empadão de Cavala Fumada, mas ficará para outra oportunidade, assim como, na sobremesa, o Semifrio de Cavala.
Tudo pratos a puxar a companhia, os amigos, o copo de vinho ou a cerveja fresquinha. Por outro lado, também nos empurra para a compra das conservas e tentar reproduzir os pratos em casa.
A voltar.
_____________________________________________
RESTAURANTE DA LOJA DAS CONSERVAS  
Tipo de Cozinha: Portuguesa à Base de Conservas de Peixe
Copos de Vinho Adequados: Sim
Horário: Das 12:00H às 22:00H Terça a Domingo
Estacionamento: Complicado, mas com Parques Pagos próximos
Preço Médio Refeição ao Almoço: 20€

Morada: da Rua da Assunção, Nº 83,  1100-043 LISBOA
Telefone: +351 913 552 984
Mail: lojadasconservas.restaurante@gmail.com
Na Net: Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário