sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Restaurante Madre de Água - Gouveia

O restaurante Madre de Água, inserido na Quinta Madre de Água em Vinhó - Gouveia,  impressiona desde o primeiro momento. Conseguimos estar a fazer o check in no Hotel e concentrar toda a nossa atenção no espaço mesmo ali ao lado. Cheio de luz, como eu gosto, decoração simples, clean, cores sóbrias, sem distracções do que é importante, tecto alto e uma lareira ao fundo que será de muita valia em dias mais frios.
No exterior uma esplanada com vista sobre a vinha convida à interligação directa ao espaço envolvente e ao conceito dos produtos utilizados no restaurante.

O conceito da sua cozinha, de cariz tradicional assenta nos sabores da região, que mantém desde a sua abertura. O menu inclui diversas especialidades, sendo as mais procuradas, quando o tempo apetece, o Cabrito Assado à Madre de Água e Naco de Vitela na Grelha. 
O menu incluí ainda  pratos vegetarianos, para quem segue este tipo de alimentação ou simplesmente pretende uma refeição mais leve, sendo o recurso aos melhores produtores de carne e enchidos da região, assim como os produtos frescos colhidos nos pomares e na horta biológica da Madre de Água uma garantia da qualidade dos pratos apresentados.

.Estando o restaurante inserido num projecto que também produz azeite, queijo e vinho de qualidade, estes são presença obrigatória à mesa., também produzidos na propriedade. 

Iniciámos a aventura pelo generoso couvert com produtos nascidos na Quinta. As Compotas, os Queijos com diferentes curas e o Azeite

De seguida, e enquanto aguardámos pelos pratos principais, lugar a duas entradas para ir picando. Apesar de na data da nossa visita ainda ser o calor a marcar a temperatura os sabores escolhidos recaíram em opções mais de outono. Uns deliciosos Cogumelos Salteados Em Azeite Madre de Água, Alecrim em Pão Tostado ao Alhinho e o Folhado de Queijo Madre de Água, Misto de Salada, Frutos Secos e Mel de Urze mais leve e fresco.

Chegaram os pratos principais. A Tranche de Bacalhau Em Cama de Batata e Couve, Com Enrolado de Espargos e Presunto estava no ponto e foi acompanhado pelo Encruzado da Quinta. Magnífica ligação. Bacalhau a lascar e sem ter perdido humidade, espargo crocante e o presunto estaladiço a dar mais textura e equilíbrio de sal.

A Coxa de Pato Confitada com Arroz de Frutos Secos e Crocante de Citrino foi o senhor que se seguiu. Sabores quentes, um pouco mais exóticos, pontos de cozedura certissimos e sabor, muito sabor. 

Por último, o Lombinho de Porco Preto Com Presunto e Legumes da Nossa Quinta. Talve o prato que menos sobressaiu, mas vindo após os dois anteriores que verdadeiramente marcaram, este delicioso prato acabou por ser aquele que menos ficou na memória.

Como não poderia deixar de ser não conseguimos resistir aos doces e escolhemos duas sobremesas. O Estaladiço de Maça da Nossa Quinta, Gelado de Baunilha e Agridoce de Vinho do Porto, por camadas, guloso e equilibrado e sabores e um mais simples Sorbet de Manga pois a carta destas delícias frias era bem composta e todos feitos também na casa.
Os pratos são apresentados com uma imagem muito bonita e plenos de sabor. O serviço ainda é um pouco lento, mas não tem qualquer impacto na experiência. Apesar de fazer parte do Hotel da Quinta, aceita também clientes que não sejam seus hóspedes.
_______________________________________________________
RESTAURANTE MADRE DE ÁGUA
Tipo de Cozinha: Portuguesa. Tradicional, Autor
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Fácil
Horário: Todos os dias das 12:30h às 15:00h e das 19:00h às 22:00h
Preço Médio p/ Refeição: 25€

Morada: Vinhó 6290-651 GOUVEIA (indicações ao longo do caminho)
Telefone:  +351 238 490 500
Na net: https://quintamadredeagua.pt/restaurante/

Sem comentários:

Enviar um comentário