sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Restaurante The Mix - Cascais

O restaurante The Mix, situado praticamente em cima do mar de Cascais no Farol Hotel, convida a experimentar os sabores tradicionais da cozinha portuguesa sob a influência mediterrânica da frescura dos alimentos, com um twist de cozinha de autor e aliado a uma vista soberba para o Atlântico. Quando visitámos o Sushi Design deitámos desde logo o olho ao The Mix, por isso, cá estamos agora para contar a história do vizinho do lado.
Confesso que este Restaurante deve originar duas experiências completamente diferentes dependendo da hora em que o visitemos. Se ao almoço, com todo aquele azul do mar e do céu a entrar pelas paredes totalmente em vidro, toda aquela luz natural a fazer com que a escolha à mesa recaia em pratos mais leves. À noite, como foi o nosso caso, com o misterioso do mar sob o céu estrelado e o ambiente mais intimista no interior, faz com que se queira demorar mais no que temos no prato e pedir pratos mais quentes.

Como primeira surpresa da noite, assim que olhamos para a ementa, o nome do Chef Miguel Paulino. Anteriormente no Panorama do Sheraton Lisboa e ainda com poucos meses de casa, nada como começar com aquela sensação de confiança no que está para vir.
Mesa minimalista e clean, com serviço simpático e atencioso, serviço de vinhos sem falhas, quer nas temperaturas, quer na escolha dos vinhos para cada momento e boa explicação de cada prato.

O couvert é trazido para a mesa pouco depois de escolhermos a nossa refeição. Uma Selecção de Pão (Pão Branco, Pão de Sementes e Pão de Azeitona), Manteigas (Manteiga com Sal e de Beterraba) e Azeite Dop que foi servido à nosSalada de Funcho e Shot de Papaia Fresco, leve, equilibrado. Sabores consensuais e de ligação clássica.sa frente e mostrada a garrafa.  Para completar umas linhas de Sal dos Himalais e Flor de Sal. Perfeito para entreter de início, com as manteiga de beterraba a recolher a preferência e o azeite, com travo verde, perfeito para ir alternando com a manteiga.

Alguns minutos passados, chegava à mesa o Amouse Bousche do Chef. Salada de Funcho e Shot de Papaia. Fresco, Simples, leve, equilibrado. Sabores consensuais e de ligação clássica.


Pouco depois, como entrada, o Creme de Carabineiro. Ponto de cozedura perfeito, sabores super equilibrados, manga ripada e a refrescar cada momento uma erva aromática e ficou cá marcada, mas da qual não se conseguiu o nome. Acompanhado pelo rosé Lima Mayer de 2016 num belo momento de harmonização. 

Os pratos de peixe vieram de seguida. produtos nacionais que são quase obrigatórios à mesa dos portugueses. O bacalhau e o polvo.
O Bacalhau Confitado, com Texturas de Ervilha, Abóbora Salteada com Hortelã, Telha de Broa e Azeitona e o Polvo Grelhado com Puré de Batata Doce, Mel e Canela, e Cuscus de Bróculos. Dois pratos com a cozedura no ponto, sabores genuínos e equilibrados e de difícil escolha como o melhor. O casamento no copo com a acidez e frescura do Cidrô Chardonnay branco de 2017 foi perfeito. Cada vez mais o branco para o bacalhau  e o polvo.

Os pratos de carne trouxeram também à mesa dois sabores clássicos da cozinha portuguesa. O leitão assado e o borrego.
O Leitão Assado, Laranja Caramelizada, Chips de Batata Doce, Cremoso de Cherovia e Cebolo grelhado e uma Ballontine de Borrego Com Molho de Laranja, Rosti de Maça e Salada de Cogumelos Silvestres. Confesso que se pudesse ainda lá estava a petiscar naquele borrego. Que prato magnífico. Adoro estes sabores de Outono. O Leitão aqui perdeu perante tão opulento adversário, por isso o melhor é não juntar os dois novamente. No copo o Ninfa tinto de 2013 a revelar estrutura, acidez e frescura para levar os pratos até ao final.

Por fim as sobremesas, numa escolha com momento completamente distintos. Os sabores do Chocolate por um lado e do Chá Verde do Outro.  O Chef Pasteleiro Michael Rocha tomou aqui o protagonismo.
Os sabores mais asiáticos da Mousse de Chá Verde, Citrinos, Texturas de Sésamo Preto e Wasabi, quase neutros por um lado, intensos com aparecia o wasabi, uma verdadeira montanha russa de sensações e os sabores do Paifait de Chocolate de São Tomé com Chocolate Negro de São Tomé, Banana, Caramelo e Laranja sem dúvida uma recomendação para os mais gulosos.

Um visita nesta altura do ano é aproveitar o calor e conforto destes pratos e sempre com o mar presente do outro lado do vidro.
_________________________________________________
RESTAURANTE THE MIX - FAROL HOTEL
Tipo de Cozinha: Autor, Mediterrânea
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Com Parqueamento no Hotel
Horário: Todos os dias das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 22:30h 
Preço Médio p/ Refeição: 45€

Morada: Farol Hotel - Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº 7 2750-800 CASCAIS
Telefone:  +351 214 823 490
Na net: https://farol.com.pt/pt/restaurante-the-mix

Sem comentários:

Enviar um comentário