segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha

No Cais de Gaia, à beira Rio Douro, nasceu há poucos meses o novo centro de visitas da Real Companhia Velha. A mais antiga empresa portuguesa, com actividade ininterrupta há quase 262 anos, vem assim ocupar parte daquele que outrora foi um dos armazéns da própria Companhia transformando-o num espaço no qual qualquer enófilo tem de conhecer.
Um espaço com 3.000 m2, divididos em dois pisos, onde vinho, gastronomia e história se complementam e onde tempo e conforto são palavras-chave.

O nome faz referência ao ano da instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (também denominada por Real Companhia Velha), o mesmo da 1.ª Demarcação do Alto Douro: 1756, mais precisamente a 10 de Setembro.

No piso térreo, lugar ao Museu da 1.ª Demarcação, que em seis capítulos diferentes, se conta a história do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, indissociável da própria história da Real Companhia Velha.

Uma autêntica viagem no tempo através de inúmeros objectos e documentos pertença do espólio da empresa, onde se destaca o Alvará Régio assinado por D. José I a 10 de Setembro de 1756, sob os auspício do Marquês de Pombal – disponível na versão original, intocável, e em duas versões digitais, passíveis de serem folheadas – e garrafas históricas. Um museu que nos conta também alguns dos mais importantes acontecimentos mundiais em paralelo com o que se ia passando no Douro e no nosso País. No final do caminho existe ainda  uma sala de provas e a loja de vinhos onde é possível encontrar praticamente todas as referências da Casa.

Subimos ao primeiro piso pela escada rolante e à media que vamos subindo há uma certa luz que nos parece cegar momentaneamente vinda dos grandes janelões que proporcionam uma vista fantástica para a cidade do Porto. A luz mostra o caminho e ali chegados parecemos uns putos num parque de diversões. Nesta altura do ano é comum passar um filme nos canais de televisão portuguesa chamado Sozinho em Casa (Home Alone) e eu não deixo de pensar no que eu faria se fosse deixado Sozinho na Enoteca 1756. Até dormia lá num cantinho.

Um espaço magnífico que pretende contribuir para a afirmação do Porto como uma das dez capitais mundiais do vinho e onde a oferta gastronómica é bastante variada, mas o vinho é rei. Não deixa de ser notável que, para além do amplo portefólio da Real Companhia Velha (aqui listado com 300 referências, por ter mais do que uma colheita por vinho), estão ao dispor na carta alguns dos melhores vinhos de Portugal, na secção Carta dos Amigos, e também vinhos das imponentes regiões do Velho Mundo. No total, a carta de vinhos ultrapassa as 500 referências.
O vinho é o foco de todo este projecto, sendo complementado com uma variada oferta gastronómica, na Enoteca 17•56.

Desde a Fromagerie Portuguesa, logo à entrada, que apresenta uma selecção de cinquenta queijos nacionais e internacionais, que podem ser consumidos no local ou comprados para levar para casa, passando pela oferta de cozinha tradicional, peixes e mariscos assegurada por um chefe e equipa da Real Companhia Velha, ou ainda o Reitoria que assegura as sandes gourmet e a steakhouse, com carnes maturadas diversas e terminando no Shiko um raw bar, de inspiração japonesa.

 Este sofisticado espaço contempla ainda uma zona de lounge, um cigar club (para apreciadores de charutos, em harmonia com bons Vinhos do Porto), duas salas privadas e um terraço panorâmico com a tal vista para a cidade do Porto de cortar a respiração.
Sem dúvida um espaço a conhecer e onde nos vamos querer perder durante algum tempo.

____________________________________________________________
17•56 MUSEU & ENOTECA DA REAL COMPANHIA VELHA
Morada: Cais de Gaia. Alameda da Rua Serpa Pinto, 44B 4400-307 VILA NOVA DE GAIA
Telefone: +351 222 448 500

Horário Museu: 10:30H às 19:00H (Todos os Dias)
Preço Museu: 15€ (com prova de Vinhos Incluída)

Horário Enoteca: 11:00H às 23:00H (Todos os Dias)

Sem comentários:

Enviar um comentário